Como conservar seu acordeon

09/10/2013 10:02
Dicas gerais para conservar o acordeom


 

1. Mantenha o instrumento sempre dentro do estojo em local seco e arejado. 
2. Mantenha o estojo no sentido vertical, ou seja, em pé. 
3. Em pisos que existe o contato direto com o solo (casas e apartamentos térreos), onde o instrumento permanecer mais de uma semana, coloque folhas de jornais embaixo do estojo. 
4. Antes de tocar, lave suas mãos deixando-as livres de sujeira, gordura e suor. 
5. Evite tocar no sereno, ao sol, em lugares com fumaça ou poeira e praias de água salgada. 
6. Se você transpira muito, proteja o acordeom, principalmente o fole, utilize protetor traseiro. Use um lenço para secar o rosto e o pescoço. Após tocar, deixe seu instrumento secar fora do estojo, pois a umidade é prejudicial para as alças, à madeira e a afinação. 
7. Não deixe o acordeom no interior de veículos expostos ao sol, principalmente veículos de cor escura. 
8. Não deixe o instrumento exposto diretamente no sol, pois desbotará o celulóide de maneira muito rápida, bem como os danos normais à exposição solar. 
9. Ao executar seu acordeom, procure sentir o limite de seu instrumento e tente não ultrapassá-lo. Se for necessária uma execução forte, principalmente em bailes e fandangos, não utilize registros que tocam uma palheta como o piccolo, basson e clarinete, e procure evitar os registros que tocam duas palhetas como o oboé, órgão e o violino. 
10. Limpe periodicamente seu acordeom com produtos de limpeza a base de silicone ex: cera de polir carro, limpar moveis etc. 
11. Após tocar limpe seu acordeom, mantenha uma flanela sempre junta de seu instrumento. 
12. Jamais guarde o instrumento em estojo impermeável, pois este não intercambia o ar interno com o externo e causa grandes danos ao instrumento em curto espaço de tempo.